terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filtro Solar e Saúde da Pele

Neste mês a Academia Americana de Dermatologia mudou sua orientação padrão sobre o uso dos filtros solares. Até hoje a recomendação era usar um filtro com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 15. Agora, a recomendação é escolher um filtro com FPS 30 ou mais. Nesse texto, explico o porque da mudança.
O que significa FPS?
O FPS indica quanto tempo a mais você pode se expor ao sol antes de ficar vermelho. Por exemplo, se você fica vermelho depois de 10 minutos exposto ao sol sem proteção, ao aplicar um FPS 15 esse tempo se multiplica por 15. Nesse caso você pode ficar ao sol por 150 minutos antes de ficar vermelho. Usando FPS 30, serão 300 minutos. Mas o FPS indica a proteção somente contra os raios UVB. Os raios ultravioleta A (UVA) não contam na determinação do FPS. A medida da proteção anti-UVA é outra e também está indicada no rótulo dos filtros solares.
Modo de aplicar
A mudança na recomendação americana não se deve à ineficácia de um filtro com FPS 15. Se for bem aplicado, ele preserva a saúde da pele. O problema é que quase ninguém usa o filtro da maneira padronizada nos testes de medição do FPS. Isso porque a quantidade padrão usada no teste é muito maior que a aplicada na vida real. Para dar uma idéia: uma pessoa com 1,60m e 70kg precisaria aplicar 30g de filtro antes de ir à praia para garantir que o FPS seja aquele impresso no rótulo. Se levarmos em consideração a reaplicação depois de 3 horas de praia, são mais 30g. Assim, em dois ou três dias essa pessoa consumiria um tubo de 120ml de filtro para garantir o FPS do rótulo.
O bom senso diz que há algo errado nessa conta. Praticamente não existe quem use essa quantidade de filtro solar.
Usando menos filtro que a quantidade padrão, o grau da proteção cai. A pessoa acha que está com o FPS indicado no rótulo, mas na prática está com um FPS menor. Baseada nessas considerações, a Academia Americana de Dermatologia decidiu pela segurança. A orientação quanto ao valor mínimo do FPS aumentou para que as pessoas não se iludam com uma falsa sensação de proteção. Lembre-se: agora, praia só com FPS 30 ou mais.
Espelho Meu, por Lucia Mandel

sábado, 26 de setembro de 2009

26º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Marcos 9,38-43.45.47-48

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.
41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.

Dia de São Cosme e São Damião

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.
Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:
"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sono reparador pode prevenir resfriados



Pesquisadores especulam que a falta de sono pode comprometer o sistema imunológico, deixando as pessoas mais vulneráveis ao resfriado comum

Um estudo norte-americano concluiu que pessoas que dormem menos de sete horas por dia apresentam três vezes mais chances de ter um resfriado quando expostas ao vírus causador da doença do que aquelas que dormem mais de oito horas.
Os estudiosos também associaram a qualidade do sono com a presença da doença. Esse quesito se referiu ao tempo que a pessoa passava deitada na cama e, dessas horas, quantas ela estava realmente adormecida. Segundo os estudiosos, isso acontece porque a falta de boas horas de sono compromete o sistema imunológico do organismo deixando-o mais vulnerável aos vírus, que encontram mais facilidade de penetrar nas células.

sábado, 19 de setembro de 2009

Nutrição: Aprenda a fazer uma deliciosa vitamina nutritiva

Maria Cecília Corsi, consultora da Jovem Pan, nos ensina a fazer uma deliciosa vitamina que une vitamina c, vitamina a e iogurte numa saborosa bebida. Confira.

25º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Marcos 9,30-37
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse:37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

domingo, 13 de setembro de 2009

24º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Marcos 8,27-35
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo.33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Linha TYLENOL® lança versão adequada para procedimentos odontológicos


A linha TYLENOL®, cujo principio ativo é o paracetamol, lança à versão blister com quatro comprimidos do analgésico e antitérmico TYLENOL® AP; apresentação que proporciona ação analgésica prolongada de até 8 horas, graças a uma tecnologia exclusiva de dissolução fracionada do comprimido.
Essa nova apresentação com quatro comprimidos é mais adequada para analgesia dos pequenos procedimentos odontológicos, os quais não necessitam de um tratamento longo para a dor.

sábado, 5 de setembro de 2009

23º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Marcos 7,31-37)

31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.
32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele.34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”
35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Livro:"O Som e o Sentido"

O SOM E O SENTIDO - Uma outra história das músicas
José Miguel Wisnik

Este livro pode ser "algo como um órgão de igreja com muitos registros, ou um canivete suíço com inúmeras lâminas", escreve o crítico Lorenzo Mammì. Pode ser lido "como um guia - perfeitamente compreensível ao leigo como uma história sem nomes ou datas, constantemente apoiada em dois elementos básicos: o recurso à experiência acústica concreta e a comparação com as outras estruturas produtoras de sentido (a língua, o mito, a sociedade)". Para o não-leigo, apresenta "uma rede de questões (das físico-acústicas às estritamente ideológicas) que dificilmente se encontrariam, com tamanha complexidade, nos textos especializados".

Receita de Alcool Gel

Receita de ALCOOL GEL :

- 02 folhas de gelatina incolor e sem sabor
- 01 copo de agua quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
- Espere esfriar...
- Acrescente 12 copos de alcool de 96° graus.
Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus.
E querendo ainda dá para colocar umas gotas de óleo essencial e ter alcool gel com cheirinho....