quarta-feira, 31 de março de 2010

Mais de 10% dos brasileiros nunca foram ao dentista


O Suplemento de Saúde da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta quarta-feira (31) mostra que 11,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. A maior parte desse total (47,9%) tem até 4 anos de idade; de acordo com a pesquisa, 77,9% das crianças nessa faixa etária nunca visitaram um especialista para cuidar da saúde bucal.

Embora 88,3% da população já tenha procurado serviços dentários, apenas 40% dos participantes da pesquisa tinham ao dentista no ano anteior à data da entrevista.

Entre os que recorreram ao profissional, 43% eram mulheres e 37,3%, homens.

A grande maioria, ou 98% dos entrevistados, com rendimento domiciliar de mais de 5 salários mínimos já consultou o dentista. Já entre os que ganham até um quarto de salário mínimo, o percentual é de 71,3%.

As pessoas atendidas por problemas odontológicos foram as que melhor avaliaram o serviço de saúde como um todo: 93,6% consideraram o atendimento “muito bom ou bom”, sendo que 68,8% dos atendimentos por este motivo foram realizados pela rede particular.

domingo, 28 de março de 2010

Domingo de Ramos

Evangelho (Lucas 19,28-40)
Naquele tempo, 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.29Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: 30“Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. 31Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’”.
32Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito.33Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” 34Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. 35E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. 36E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho.
37Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto.38Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”
39Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!”
40Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Big Biker 2010 - Itanhandu


Mapa da Prova:


BIGBIKER CUP 2010 - ALTIMETRIA DE ROTEIROS

# 1 Etapa - ITANHANDU / MG - 28/03/2010


Gráfico 01 - Categoria Pró

Altitude Máxima = 1263 m

Altitude Mínima = 875 m

Total de subidas = 2063 m



Gráfico 02 - Categoria Sport

Altitude Máxima = 1263 m

Altitude Mínima = 875 m

Total de subidas = 1043 m



Considerações dos roteiros de prova

O caminho, quando seco, apresenta quase que na totalidade um solo bem compacto e com pouca quantidade de pedras. Já com chuva, é lama certa em praticamente todo o trajeto.

Com largada e chegada na praça principal de Itanhandu, as duas categorias seguem juntas passando pela Serra do Condado até o quilômetro 21.

A categoria Pró a partir deste ponto segue alternando entre subidas e descidas moderadas até encontrar novamente com a categoria Sport ( quilômetro 52 para a Pró e quilômetro 24 para a Sport ). Em seguida, por uma estrada abandonada, a prova alcança a área de apoio.

Pelo Bairro do Porto, a competição segue sentido Serra do Palmital até alcançar a maior altitude da etapa com 1263 metros. Este trecho deverá definir os líderes da etapa e o que mais vai exigir dos competidores durante toda a prova, não só pelo aclive, mas também pela distância acumulada.

A seguir, passado o "sufoco" da Serra do Palmital, um downhill até o quilômetro 80 serve de refresco para as pernas e coração, abrindo um belo visual da cadeia de montanhas das Terras Altas da Mantiqueira até onde a vista alcança.

Do quilômetro 80 até o fim da prova, prevalece trechos planos com subidas curtas. Na chegada, todas as categorias serão recebidas por um single track margeando a antiga linha de trem que dá acesso a cidade de Itanhandu.



Semana Santa em Itanhandu

domingo, 21 de março de 2010

5º Domingo da Quaresma

Evangelho (João 8,1-11)
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 16 de março de 2010

Evidências mostram que selantes dentários melhoram a saúde bucal das crianças

Você está procurando uma arma adicional para combater a cárie dentária em seu filho? Pense em selantes dentários.

Escovar e passar o fio dental cuidadosamente ajuda a remover partículas de alimentos e placa dentária bacteriana ou biofilme dentário das superfícies lisas dos dentes, mas as escovas não conseguem penetrar nas depressões e sulcos para retirar alimentos e placa. Os selantes dentários podem ajudar a proteger essas áreas vulneráveis ao "vedar" e impedir a entrada dos alimentos e a formação da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário.

O selante dentário é um material plástico geralmente aplicado nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores – pré-molares e molares. Essa resina plástica preenche as depressões e os sulcos das superfícies mastigatórias dos dentes posteriores, e funciona como uma barreira, protegendo o esmalte da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário e dos ácidos.

Num estudo recente publicado no The Journal of the American Dental Association, programas de aplicação de selantes dentários em escolas foram enaltecidos como uma abordagem de saúde pública eficaz na prevenção de doenças dentárias. Mesmo que a escola de seu filho não tenha um programa de aplicação de selantes dentários, você ainda pode lhe proporcionar a aplicação de selantes. Os selantes dentários são facilmente aplicados por seu dentista, que leva poucos minutos para selar cada dente.

Os dentes que receberão o selante dentário são limpos e, em seguida, as superfícies mastigatórias recebem uma solução ácida que as deixa mais ásperas para facilitar a aderência do selante dentário ao dente. O selante dentário é, então, pincelado no esmalte dentário, onde se liga diretamente ao dente e endurece.

Enquanto o selante permanecer intacto, a superfície dental estará protegida da cárie. Os selantes dentários suportam bem a força normal da mastigação e geralmente duram vários anos antes que uma reaplicação seja necessária. Nas consultas regulares, seu dentista verificará a condição dos selantes dentários e fará uma nova aplicação quando necessário.

domingo, 14 de março de 2010

4º Domingo da Quaresma

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola:
11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles.
13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade.
15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos.
21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo.
27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’.

terça-feira, 9 de março de 2010

Endodontia - Elem. 36 - controle de 5 anos

Você tem medo de tomar a vacina contra a gripe suína?

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, cerca de 15% das pessoas temem o medicamento, que começou a ser aplicado ontem.
O Ministério da Saúde foi a campo saber o que os brasileiros pensam de uma vacina contra a gripe suína – a gripe A (H1N1). A pesquisa de opinião, realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro, entrevistou 1.300 pessoas em 352 cidades de todos os Estados. Eis os resultados:

a
a

domingo, 7 de março de 2010

3ª Domingo da Quaresma

Evangelho - Lucas 4,24-30
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos.29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Musical "Cats" estréia hoje em SP no Teatro Abril


Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por mais de vinte anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.
No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, e Grizabela, the glamour cat.
Essa obra é tida como uma das maiores produções da Broadway, e já foi vista por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações.
A superprodução original ganha versão brasileira com Paula Lima, Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Julio Mancini e versões em português de Toquinho.

Veja mais em: http://musicalcats.com.br