quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Células-tronco da gengiva podem ser utilizadas na regeneração de tecido


by Dental Tribune International

 LOS ANGELES, Calif., EUA: Recentemente, pesquisadores identificaram células-tronco mesenquimais que possuem a capacidade de tornar-se qualquer tipo de célula totalmente desenvolvida, na gengiva. Até o momento, as habilidades dessas células-troncos não foram compreendidas pelos pesquisadores. Entretanto, o novo estudo descobriu que elas podem ter um papel importante no sistema imune da gengiva e cicatrização de feridas.

Em particular, o estudo descobriu que há dois tipos de células-tronco da gengiva. Cerca de 10% surgem da camada mesodérmica durante o desenvolvimento embrionário e aproximadamente 90% são derivadas de células da crista neural, que apresentam uma elevada capacidade em diferenciar células neurais e condrócitos, assim como ajustar células responsáveis pela imunidade. Em adição, testes em ratos demonstraram que essas células tiveram um efeito cicatrizante maior em doenças inflamatórias do que suas congêneres.

Como o dente e o tecido ao seu redor são fontes ricas em células-tronco, a gengiva, um tecido de fácil acesso, é uma fonte atrativa de células-tronco que pode ser usada nos campos da medicina regenerativa e na construção de tecido para a reconstrução de tecido humano danificado, músculos ou órgãos, concluíram os pesquisadores.

A fim de aprender mais sobre as possíveis implicações médicas das descobertas, os pesquisadores conduzirão mais trabalhos na análise de detalhes das células-tronco da gengiva, especialmente suas notáveis propriedades reguladoras do sistema imunológico, disse Xingtian Xu, autor e técnico especializado em laboratório na Escola de Odontologia Ostrow da Universidade do Sul da Califórnia, onde o estudo foi conduzido.

O estudo, intitulado “Gengiva contém Crista Neural e Mesoderme derivada de Células-tronco Mesequimais” (Gingivae Contain Neural-crest- and Mesoderm-derived Mesenchymal Stem Cells), foi publicado on-line em 18 de julho no Journal of Dental Research antes da versão impressa.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ivan Vilela na Rádio Cultura (103,3 FM)


 
Ivan Vilela com programa na Rádio Cultura (103,3 FM)

 Toda sexta-feira, das 11h ao 12h, o músico Ivan Vilela nos apresentará músicas, músicos e grupos, 
com o título Música Fora dos Cânones, na série Ideias Musicais. 
O programa irá ao ar de junho à agosto.

Programa "Mais Cultura nas Escolas"


O que é "Mais Cultura nas Escolas"?
Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.
As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cabeça digital pode 'revolucionar' ensino de odontologia e medicina


Especialistas da Escola de Artes de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um modelo digital de cabeça e pescoço humanos que tem o potencial de revolucionar o ensino de odontologia e medicina.
Imagem digital de boca aberta com injeção (crédito: BBC)


O sistema emprega uma tecnologia chamada de "force feedback" que simula a sensação de toque no tecido.
Os designers passaram 3 anos dissecando, escaneando e fotografando o corpo humano para desenvolver o modelo digital.
Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Paul Anderson, afirma que o modelo proporciona uma boa plataforma de treinamento para que estudantes possam praticar repetidamente certas técnicas e processos, sem se preocupar com erros.

domingo, 14 de abril de 2013

Copa USP MTB - Desafio UNIFEI - Itajubá

DESAFIO UNIFEI

  A segunda etapa da Copa USP 2013 - Desafio UNIFEI na cidade de Itajubá, apresenta aos ciclistas um percurso que vai aliar esporte, natureza, aventura e adrenalina em uma prova de mountain bike.
  A proposta do evento é incentivar, desta forma, o espírito competitivo dos praticantes de mountain bike e proporcionar uma oportunidade de confraternização para toda a comunidade de ciclistas do fundo do Vale do Paraíba, Sul de Minas e região, verdadeiros privilegiados pela possibilidade de acesso as áreas preservadas da Serra da Mantiqueira de beleza ímpar.
  Acreditamos, ainda, que o incentivo a novos participantes é fundamental para a manutenção e crescimento do mountain bike no Brasil. A grande novidade deste campeonato fica por conta da participação especial de aspirantes e entusiastas do esporte na categoria SPORT LIGHT, com 25 km de percurso e com uma variação altimétrica muito pequena.   Serão três percursos, CATEGORIA PRO com 60 km e CATEGORIA SPORT, com 44 km, e categoria SPORT LIGHT com 30 km, sempre com lindos visuais da região da Serra da Mantiqueira na cidade de Itajubá – MG.   Enfim, desejamos uma boa prova a todos os ciclistas participantes, e que vivenciem ao máximo este evento em meio a muita natureza.

quarta-feira, 13 de março de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Causas do mau hálito quase sempre estão na boca, e não no estômago, dizem os especialistas

Segundo dentistas, é normal ter mau hálito durante algumas horas do dia, porém não permanentemente

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/02/18/causas-do-mau-halito-estao-na-boca-e-nao-no-estomago-dizem-os-especialistas.htm