O psiquiatra americano Milton Erickson (1901-1980) revolucionou a hipnose clássica, sendo considerado hoje o Pai da Hipnose Moderna. Ele foi o primeiro a associar a hipnose à psicanálise.
Criou diferentes métodos de indução de transe hipnótico para ajudar o paciente a confiar nas suas potencialidades internas, importantes para o processo da cura. Também desenvolveu a Linguagem Hipnótica, que pode ser utilizada desde o primeiro contato com o paciente, com o objetivo de criar um vínculo de confiança, estabelecendo uma comunicação mais eficiente, importante para o processo de tratamento e da relação profissional-paciente.
A hipnose é um estado especial de consciência, que pode ser experimentado naturalmente por todos nós. Por exemplo: Quando assistimos a um bom filme e nem percebemos que o telefone está tocando. Em situações terapêuticas, esse estado pode ocorrer com ajuda de um profissional habilitado, através de diferentes técnicas de indução.
Muitos odontólogos têm utilizado a hipnose com o objetivo de ajudar os pacientes a se sentirem mais relaxados e seguros.
Alguns profissionais têm feito uso da indução de transes em casos de ânsias de vômito, onicofagia, bruxismo, sucção de polegar, fobias (de agulha, anestesia, barulho de motor), e como coadjuvante ou substituto do anestésico. Com crianças, a hipnose tem auxiliado nos procedimentos de restaurações, extrações aplicações de flúor, tranqüilizando os pequeninos.Vem se utilizando a prática da hipnose como auxiliar em procedimentos odontológicos, chegando, por algumas vezes, a suprimir o uso do anestésico químico.
Pacientes alérgicos à anestesia química, se beneficiam da hipnose, onde podem ser submetidos a um procedimento cirúrgico sem dor e sem anestésico químico. Isto mostra o quanto os pacientes podem utilizar seus próprios recursos internos em favor de si mesmos.
Para dominar o medo, a ansiedade e o incômodo de um tratamento odontológico, a hipnose vem sendo uma aliada poderosa. Aquele estigma de tortura, por vezes associado ao tratamento odontológico, dá lugar a um momento de conforto e tranqüilidade. Um tratamento de qualidade, tem esse cuidado a mais com o paciente.
Com a utilização da hipnose nos consultórios, os odontólogos iniciam uma nova era dentro da Odontologia, valorizando seus trabalhos e conhecimentos científicos e juntando aos mesmos maior respeito pela pessoa do paciente.
Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário