sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sensibilidade nos dentes afeta 25% das pessoas

A pessoa não nasce com sensibilidade dentária. Trata-se de um problema que afeta 25% da população adulta, ou seja, um em cada quatro adultos manifesta o problema. Muitas pessoas relatam uma dor de dente na região próxima à gengiva, local que chamamos colo do dente.

Na sensibilidade dental, ocorre a exposição da raiz dos dentes na área do colo, devido à retração gengival. Essa retração acontece por problemas periodontais, como inflamações na gengiva, por ingestão de alimentos ácidos, como frutas e bebidas gasosas ou por forte fricção da escova de cerdas duras sobre o tecido da gengiva, o que chamamos de escovação excessiva.

Má higiene oral, acúmulo de tártaro, uso abusivo de substâncias clareadoras, mordida errada ou o hábito de ranger os dentes (bruxismo) também podem desencadear a sensibilidade nos dentes. Outras causas que levam a sensibilidade são: cáries, desgastes na superfície dos dentes, próteses dentárias e aparelhos ortodônticos e dentes fraturados, mesmo não estando cariados.

Quais os tratamentos indicados para a sensibilidade nos dentes?

Existem vários tratamentos possíveis, que devem ser indicados por um odontologista. Algumas das opções de tratamento são: aplicação de flúor tópico nos dentes; correção de maus hábitos de escovação que possam resultar em abrasão dentária e retração gengival; utilização de escova de dentes macia; uso de cremes dentais de baixa abrasividade, com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.

Limpeza profissional para remoção de tártaro, equilíbrio dos hábitos alimentares de forma a eliminar alimentos potencialmente abrasivos ou ácidos, reavaliação das próteses, de forma a ajustar grampos apertados ou contatos excessivos, tratamento das cáries ou das fraturas dentárias, tratamento ortodôntico para eliminar contatos inadequados dos dentes, controle do bruxismo, para impedir o ranger dos dentes, que leva ao desgaste excessivo, são outras alternativas para diminuir a sensibilidade. Até mesmo a laserterapia pode ser utilizada pelo dentista para o mesmo objetivo.

Fonte: DaBocaPraDentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário