quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Encontro de Itanhanduenses e Amigos 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
28º Domingo do Tempo Comum 2010
14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
- Glória a vós, Senhor.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Minas, Fogão e Viola 2010
Pelo terceiro ano consecutivo este Festival Cultural e Gastronômico, promete reunir na cidade de Itamonte - Sul de Minas - amantes da boa musica caipira e da culinária mineira.
turismo@itamonte.mg.gov.br
seturitamonte@gmail.com
+55 35 3363 2241
Secetaria de Turismo de Itamonte
domingo, 26 de setembro de 2010
26º Domingo Comum
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.
23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.
24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.
29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.
31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.
- Glória a vós, Senhor.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Dentistas montam consultório sobre moto para driblar trânsito em SP
O trânsito caótico em São Paulo deu origem a mais um serviço: o moto-odonto, ou consultório odontológico sobre motocicleta. Funciona assim: o paciente com dor de dente liga a qualquer hora do dia ou da noite para uma central telefônica que aciona um dos 100 dentistas credenciados na Grande São Paulo. A central mobiliza o dentista que mora ou trabalha mais próximo do local onde está o cliente. Enquanto o dentista se desloca de carro, a moto-odonto mais próxima, localizada por GPS, leva o consultório dentário para o endereço indicado.
A caixa tem todos os motorzinhos, pinças e sugadores que caracterizam um consultório fixo. O equipamento permite fazer de extrações, curativos, drenagem e controle de hemorragias, tanto em residências quanto em locais de trabalho ou lazer. O prazo de atendimento é de no máximo 30 minutos.
Motoboy tem prazo de meia hora para chegar ao local do atendimento | Ele desembarca a caixa de 25 kg com os instrumentos usados pelo dentista |
Caixa tem equipamentos para fazer extração e procedimentos de urgência | Dentista que se desloca de carro vai até o local e inicia o tratamento (Fotos: Roney Domingos/G1) |
O presidente do Conselho de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Ideval Serrano, afirma que já viu atendimento em vans, mas nunca sobre motos. "Acho que se a pessoa for necessitada pode ser bom. Ajuda um pouquinho, mas nada como ter consultório em uma clínica bem montada", afirmou. Ideval afirma que o serviço pode contrariar a norma SS 15 , do Ministério da Saúde, que estabelece as normas para a prestação de serviços odontológicos.
domingo, 19 de setembro de 2010
25º Domingo Comum
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’
7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega a tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
- Glória a vós, Senhor.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
24º Domingo Comum
4Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’
7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’
10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
11E Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles.
13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade.
15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer--lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos.
21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo.
27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’.
- Glória a vós, Senhor.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
25 º FESTIVAL DE MÚSICA EM ITANHANDU - 2010
22º Domingo Comum
8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
- Glória a vós, Senhor.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Noite da Seresta em Itamonte
Local: Casa da Cultura Liberato Torino - Itamonte/MG
Data: 27 de agôsto de 2010
Horário: 21:00h
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Despertar de vírus "adormecidos" podem explicar certas alergias a medicamentos
PARIS, 25 Ago 2010 (AFP) - Algumas formas de alergia medicamentosa são na verdade ocasionadas pelo despertar de vírus "adormecidos" do tipo herpes, e não o resultado de uma reação do organismo ao medicamento como acreditava-se anteriormente, constataram pesquisadores franceses.
Os resultados desta pesquisa que que levou sete anos foram divulgados nesta quarta-feira na revista americana Science Translational Medicine.
"A síndrome da hipersensibilidade, assim chamada porque o sistema imunológico reagiu excessivamente, surge pelo menos três semanas após a administração do medicamento", indicou a pesquisa.
Essa síndrome, rara, "simula um quadro infeccioso - febre, gânglios, erupção cutânea e pode atingir os pulmões, os rins, o fígado e o coração. A mortalidade é de cerca de 10%", disse à AFP o professor Philippe Musette (Inserm, Rouen, França), que dirigiu a pesquisa .
Os medicamentos - normalmente os antiepiléticos, os antibióticos, e também o allopurinol (contra a gota) - despertam, em alguns indivíduos que seriam geneticamente predispostos, o vírus de Epstein Barr (EBV/VEB), um vírus da família Herpes (herpes, varicela-zoster, HHV6, CMV-mononucleose, etc.), que normalmente fica em estado "adormecido" no organismo.
"O risco de hipersensibilidade a um antiepilético como o Tegretol (carbamazepina) é de 1/8000", acrescenta.
Quarenta pacientes apresentando esta hipersensibilidade ou reação "Dress" (uma reação ao medicamento com excesso de linfócitos sanguíneos eosinófilos ligados à alergia e aos sintomas alérgicos cutâneos e viscerais) foram estudados.
Em grande parte deles (76%), os pesquisadores observaram a multiplicação do vírus (EBV) no sangue. Em relação às células imunológicas desses pacientes (linfócitos T CD8+, em particular), a maior parte da reação é dirigida contra as partículas virais. "Quanto mais os linfócitos secretam substâncias inflamatórias (interferon gama...), mais grave é a doença", indica o pesquisador.
"Até então, pensávamos que a reação ocorria contra o medicamento e, pela primeira vez, provamos que o medicamento reativa o vírus e que isso desencadeia a alergia", comenta Musette. O organismo luta na verdade contra a invasão e contra a reativação viral desencadeada pelo medicamento.
O tratamento de algumas dessas manifestações alérgicas poderá evoluir com a administração, além da interrupção do medicamento em questão, "corticoides e, na falta de algo melhor em casos extremamente graves, antivirais pouco ou parcialmente eficazes (do tipo ganciclovir)".
Cientistas criam droga capaz de curar o ebola
Um time de cientistas financiados pelos Estados Unidos desenvolveram um remédio capaz de, pela primeira vez, tratar com alto grau de sucesso os infectados pelo vírus ebola e pelo vírus Marburg, ambos altamente letais e contagiosos. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira no períodico Nature Medicine, reportou a cura de 60% dos macacos infectados com o ébola e 100% dos infectados com o Marburg. Uma das drogas usadas chegou a 90% de cura do ebola.
AFP
Foto de um vírus ebola tirada em um microscópio eletrônico
O vírus do ebola tem, nas últimas décadas, provocado milhares de mortes em várias regiões da África. Dependendo do tipo de vírus, chega a matar 90% dos infectados. Entre macacos e gorilas, alguns deles ameaçados de extinção, a mortalidade é de 100%. Tanto o ebola como o Marburg causam febres hemorrágicas e podem ser transmitidos pelo contato com o sangue ou fluídos corporais das pessoas doentes.
Atualmente não existe nenhum tipo de remédio ou vacina disponíveis para o tratamento dos dois vírus. As drogas, desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisas Médicas sobre Doenças Infecciosas do Exército dos Estados Unidos, em colaboração a AVI BioPharma, uma empresa de biotecnologia de Washington, impedem os vírus de se reproduzirem. O governo americano investiu 291 milhões de dólares na pesquisa, temendo o uso dos vírus como armas biológicas.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Road Show Internacional de Endodontia - Dr. Clifford Ruddle em SP
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Festival Música do Mundo 2010
Rasgacêro e o Artêro
Tunai (participação especial de Robertinho Silva)
Änïmä Minas
Mallu Magalhães
Jorge Vercillo
Paula Sousa (perfórmance)
Wagner Tiso e Brasil Ensemble
Sá & Guarabyra
Celso Blues Boy
Gilberto Gil
Pablo Milanés (Cuba)
Milton Nascimento (que vai apresentar, em primeira mão, algumas músicas do seu novo disco)
Ark2 (em homenagem aos festivais de Woodstock e Ilha de Wight)
Local: Centro de Eventos Wagner Tiso
Horário: 15:00 (os shows começaram pontualmente)
* Únicos shows pagos do Festival.
Passeio de Bicicleta em Buenos Aires
Cidade é ideal para passeios de bicicleta
Tem coisas em uma cidade que só se percebe de cima de uma bicicleta. Plana, com largas avenidas e muito espaço verde, Buenos Aires cumpre os requisitos para um paraíso para ciclistas, mesmo que de ocasião.
Há alguns serviços de aluguel e tour planejados em Buenos Aires. A maioria deles oferece bicicletas em bom estado e guias treinados. Conheça os serviços de duas das principais empresas que ferecem o bicitour.
Private Tours
As saídas acontecem na Torre de los Ingleses. Oferece quatro passeios bem completos para no mínimo dois participantes e interrompem o tour em caso de mal tempo. Bicicletas de quadro de alumínio com 21 marchas e câmbio shimano.
City Tour ao Sul – Percurso de quatro horas pelo centro histórico. Principais pontos turísticos:Puerto Madero, Reserva Ecológica, Catalinas Sur, La Boca, San Telmo e Plaza de Mayo. Todos os dias às 9h e 14h. A empresa oferece seguro, capacete, alfajor e água mineral. US$ 35 e US$ 70 (exclusivo).
City Tour ao Norte - Percurso de quatro horas pelo centro histórico. Principais pontos turísticos:Parque Carlos Thays, Barrio Parque, Plaza Alemania, Parque 3 de Febrero, Palermo Viejo (Soho e Hollywood), Plaza Serrano, Jardim Botânico, Jardim Zoologico, Av. Santa Fe, Plaza Mitre, Plaza Francia (Cemitério de Recoleta), Av. Alvear (palácios franceses), Rua Arroyo, Plaza Embaixada de Israel e Plaza San Martin. Todos os dias às 9h e 14h. A empresa oferece seguro, capacete, alfajor e água mineral. US$ 35 e US$ 70 (exclusivo).
City Tour Noturno – Percurso de três horas pelo centro histórico. Principais pontos turísticos: Puerto Madero, San Telmo, Recoleta e Palermo Viejo. Todos os dias às 21h. Inclui seguro e 1 refrigerante ou cerveja. US$ 45 e US$ 90 (exclusivo).
San Isidro & Tigre – Este é o passeio mais longo, com duração de 8 horas. Percorre Buenos Aires, centro histórico de San Isidro e principais pontos turísticos em Tigre: Estação de Trem Mitre em Retiro. Estação La Lucila, Bairro El Ceibo, Muelle Anchorena, Igreja Nuestra Señora de Fátima, Plazoleta del Águila, Estação Barracas, Quinta Pueyrredón, San Isidro, Plaza Mitre, Catedral de San Isidro, Quinta e Mirador Los Tres Ombúes, Monumento aos 33 Orientales, Clube Náutico San Fernando, Estação Fluvial e Mercado de Frutos de Tigre, Setor Histórico de Tigre. Inclui seguro, almoço e passeio de caiaque. Todos os dias às 10h. US$ 80 e US$ 160 (exclusivo).
Saiba mais: www.privatetours.com.ar/por/bicitour.htm
La Bicicleta Naranja
A empresa oferece passeios calcados em temáticas históricas em passeios de 3 a 4 horas. Em um dos programas você pode até conhecer os pontos que aparecem nas telenovelas locais. Além disso, caso você decida fazer os passeios sozinho, eles alugam bicicletas e disponibilizam mapas com pontos de retirada e devolução em pontos diferentes na cidade.
Al Sul – É um passeio mais histórico, passando pelos áreas de colonização da cidade e outros marcos tradicionais. Principais pontos turísticos: San Telmo, La Boca, Bombonera, la Costanera e Rio da Prata e Plaza de Mayo. Inclui bicicleta, capacetes, cadeados e bebidas. Segunda a sexta, 9h e 14h. Sábados e domingos, 14h. 105 pesos com guia.
Al Norte – Este passeio combina pontos históricos com a moderna Buenos Aires de Porto Madero e Recoleta. Principais pontos: Puerto Madero, Retiro, la Plaza San Martín, Recoleta e Palermo. Inclui bicicleta, capacetes, cadeados e bebidas. Segunda a sexta, 9h e 14h. Sábados e domingos, 14h. 105 pesos com guia.
Lagos y Bosques – Passeio pelas principais áreas verdes e pontos ecológicos de Buenos Aires. Principais pontos: Los bosques de Palermo, Rosedal, Hipódromo, estádio River Plate e oMonumental (no bairro) de Núñez, Palermo (Soho, Villa Freud, Zona Roja e Palermo Hollywood), Belgrano e o bairro Chinês. Inclui bicicleta, capacetes, cadeados e bebidas. Segunda a sábado, 14h. 105 pesos com guia.
Aristrocrático – Neste passeio os guias revelam a cidade que ficou conhecida como a Paris das Américas, com pedaladas pelos principais edifícios construídos por renomados arquitetos europeus do final do século XIX. Principais pontos: Palermo, Palermo Chico, Recoleta, Avenida Alvear, Retiro e Parque 3 de Febrero. Inclui bicicleta, capacetes, cadeados e bebidas. Segundas a sábados, 14h. 105 pesos com guia.
Saiba mais: www.labicicletanaranja.com.ar/
Conheça mais operadores de cicloturismo em Buenos Aires no site da Bicicletas Todo Terreno, especializada nas magrelas: http://www.btt.com.ar/operador/
domingo, 15 de agosto de 2010
Assunção de Nossa Senhora
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
- Glória a vós, Senhor.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
domingo, 25 de julho de 2010
17º Domingo Comum
2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”
5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.
9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto.10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
- Glória a vós, Senhor.
Gene pode impedir disseminação de câncer pela boca
Pesquisa foi divulgada pela Universidade de Illnois em Chicago, nos EUA.
Especialista acredita que doença ainda é pouco compreendida.
Um estudo da Universidade de Illnois em Chicago, nos Estados Unidos, aponta que o controle do gene microRNA-138 pode ser responsável por impedir o avanço do câncer em células da língua, conforme divulgado nesta sexta-feira (23).
O trabalho será publicado na edição de agosto do International Journal of Cancer. Versões menores do RNA, os microRNAs são tidos como estimuladores de vários tipos de câncer, segundo afima o professor Xiaofeng Zhou, coordenador do estudo.
Com o controle dos níveis do gene microRNA-138, a habilidade de se espalhar de carcinomas no epitélio da língua é comprometida, de acordo com a pesquisa liderada pela equipe de Zhou.
Mais de 90% dos casos de câncer orais são carcinomas nas células do epitélio, normalmente originados na língua, no "chão" da boca e nas gengivas. Cerca de 30 mil norte-americanos desenvolvem a doença anualmente, segundo dados da American Cancer Society.
Conhecimento limitado
Para o especialista, o câncer na boca é uma doença pouco compreendida e mal tratada. Nos últimos cinco anos, novos tipos da doença aumentaram 8% nos Estados Unidos. Já os casos de câncer na boca subiram 21% no mesmo período, com 37% de aumento para carcinomas no epitélio da língua.
Ao considerar os óbitos, os números são mais alarmantes. Enquanto as mortes em decorrência de câncer baixaram desde 2005 até o presente, os casos relacionados com câncer de boca subiram 4%. Carcinomas na língua levaram 10% a mais pessoas à morte do que há cinco anos.
Zhou acredita que mais pesquisa é necessária. "Nosso conhecimento de aberrações ligadas com genes não codificantes e a contribuição deles para o início e o desenvolvimento de câncer é muito limitado", diz o especialista.
Cuidar de si e da saúde pode ser prazeroso, saiba como
Quase todas as pessoas associam cuidados com a saúde com uma obrigação desagradável, especialmente quando esses cuidados envolvem visitas ao médico. Em geral ir ao médico significa ter que fazer exames e tomar medicamentos, o que a maioria das pessoas detesta. Exames complementares algumas vezes revelam problemas de saúde que os pacientes não sabiam da existência, cabendo ao médico dar essa notícia ruim. Por isso, em geral as pessoas ficam ansiosas quando fazem exames complementares, com medo que algum resultado saia fora da normalidade. Tomar medicamentos pode causar efeitos colaterais ou ainda impor restrições aos hábitos de vida. Há até um tipo de pessoa que nunca vai ao médico acreditando que essa é a melhor maneira de não se estressar com a própria saúde.
Entretanto, cuidar bem da própria saúde é a melhor maneira de ser uma pessoa saudável e com boa qualidade de vida. Para cuidar bem da saúde com eficiência é preciso quebrar essa percepção de desprazer que as pessoas têm quando vão ao médico, ou ainda com a sensação de ‘obrigação’ associada aos hábitos de vida saudáveis. O caminho para desenvolver essa capacidade, de ter prazer ao se cuidar, está discutida no livro “O Prazer de se Cuidar” de minha autoria e lançado em dezembro último pela editora Casa da Palavra.
Muitas questões são discutidas no livro, como porque associamos cuidados à própria saúde com desprazer, ou porque vários hábitos que são nocivos à saúde são uma fonte de prazer para muitas pessoas. A base de muitas respostas está no problema que chamo a conexão consigo mesmo. A vida moderna, urbana, e influenciada pela tecnologia, atrofia nossos sentidos e a capacidade de percebermos a nós mesmos. Cada vez mais a sociedade industrial oferece produtos que estão distantes da forma como são encontrados na natureza. Nesse processo perdemos a nossa capacidade de julgar o que é bom e o que é ruim para nós mesmos. Então o primeiro passo é começar a buscar uma conexão com o próprio organismo e perceber em si o que faz bem e o que faz mal.
Contudo esse não é o único desafio. A vida e nosso organismo possuem um ritmo que deve ser respeitado, assim como podemos incluir em nossa rotina diária várias atividades que são importantes para a saúde. Nosso organismo possui a capacidade de reagir a estímulos, e com isso melhorar seu funcionamento. Daí precisamos estar sempre estimulando-o, o que pode ser uma tarefa enfadonha para muitas pessoas. Isso também exige força de vontade e disciplina. Entretanto o prazer, nesses casos, vem depois, quando sentimos nossas potencialidades e nosso bem-estar melhorar com essa estimulação. O exemplo clássico disso são os exercícios físicos.
Alimentação diária deve conciliar prazer e saúde
Existe ainda a questão alimentação que é uma das bases da saúde. Hoje em dia existe um apelo excessivo a muitos tipos de alimentos, que podem não fazer bem à saúde. É fundamental ter uma alimentação saudável, mas também prazerosa. Existe toda uma sabedoria e conseguir combinar prazer e saúde na alimentação diária. Uma pessoa que come demais fica com peso e distensão na barriga, e isso obviamente não tem nada a ver com saudável e nem com prazer. Aprender a saciar-se sem comer quantidades excessivas de comida faz parte dessa sabedoria.
Podemos transformar nossa casa num ambiente saudável, num local que traga apenas benefícios à saúde e nos proteja contra doenças. Afinal, a origem das casas foi justamente a necessidade do homem se proteger contra as variações do clima e outros fatores do meio ambiente. Ao criar um ambiente saudável dentro de casa, estamos estimulando a saúde e o prazer de se cuidar. Infelizmente, não é possível resumir todo conteúdo do livro nessas linhas, mas se você a partir desse momento, começar a ter mais prazer quando cuidar de si mesmo, estará no caminho certo.