Pequenos cuidados ajudam a evitar o desgaste dental causado pelo consumo de alimentos cítricos
Especialistas alertam para mais um problema relacionado à alimentação inadequada. O consumo de alimentos ácidos em excesso e sem cuidados tem acelerado o desgaste natural dos dentes. Mais devastadora que a cárie, a erosão ácida deixa a dentição sem brilho e amarelada ao longo do tempo. Além de extremidades transparentes, os dentes apresentam, ainda, sensibilidade à ingestão de bebidas e alimentos quentes ou frios, a frutas cítricas, refrigerantes e saladas com vinagre.
Diferentemente da cárie, a erosão dental não é causada pelo processamento do açúcar feito por bactérias, mas pela ação da substância ácida presente em bebidas energéticas, sucos industrializados e vinho, por exemplo. É o consumo constante de alimentos com baixo pH (potencial hidrogeniônico) que leva o esmalte do dente a amolecer. Qualquer pessoa é susceptível ao problema, principalmente quem costuma substituir a água por outras bebidas, inclusive as crianças. O hábito de bochechar refrigerantes ou sucos cítricos, por exemplo, torna o dente mais vulnerável aos efeitos da abrasão.
Na fase inicial, o desgaste dental parece inofensivo. No entanto, a evolução do quadro pode levar à danificação de todos os dentes.
Há outras causas para o problema, além do hábito de bochechar bebidas gasosas ou consumir produtos ácidos constantemente. Escovação forte e refluxo gastroesofágico, em que ácidos do estômago são liberados, também têm influência no desenvolvimento da erosão dental.
A comunidade científica começou a ficar alarmada com o problema depois que os resultados de uma pesquisa com esportistas norte-americanos revelaram que 85% dos ciclistas e em 36% dos nadadores apresentavam erosão ácida. O quadro foi associado ao excesso de bebidas energéticas (isotônicas), consumidas para repor a água e os eletrólitos perdidos durante as atividades. Estima-se que, atualmente, 60% da população mundial tenha ao menos um dente com erosão.
Saiba mais:
• Tomar refrigerantes ou sucos cítricos no canudo e sem bochechar reduz o contato da substância ácida com os dentes.
• Mascar chiclete ou pastilha sem açúcar depois da refeição ajuda a estimular a saliva, que neutraliza a acidez e remineraliza o esmalte.
• Esperar uma hora, em média, para escovar os dentes depois da refeição, dando tempo para que o esmalte seja fortalecido pela ação da saliva.
• Usar escovas macias e creme dental fluoretado e pouco abrasivo.
• Consultar o dentista regularmente.